ROTEIROS

JALAPÃO
Principais Atrativos:
CACHOEIRAS


Cachoeira da Velha



Descrição: A mais famosa cachoeira do Jalapão fica localizada no Rio Novo com acesso rodoviário por seis quilômetros desde a Fazenda Triago estando distante 152 Km da sede municipal na estrada que liga mateiros a Ponte Alta (TO – 255). Com aproximadamente 15 metros de desnível, a cachoeira impressiona pelo volume de água e pelo formato em ferradura dupla que ocupa toda a largura do Rio Novo com aproximadamente 100 metros de uma margem a outra. Atrativo de propriedade pública (estadual), o ingresso é gratuito.


Cachoeira do Formiga


Descrição: O rio do mesmo nome dá origem a esta cachoeira de pequenas dimensões que se destaca pela cristalinidade das águas em tons verde-azulados. Pode ser visitada durante todo o ano, porém, no período das chuvas as vias de acesso ficam ainda mais comprometidas. Localizada em propriedade particular, tem ingresso fixado ao preço de R$ 5,00 por pessoa e recebe um grande fluxo de turistas. O acesso é feito por seis quilômetros de estrada precária a partir da TO-110, a aproximadamente 25 quilômetros de Mateiros, e a vegetação junto às estradas de acesso, próximas ao atrativo, encontra-se degradada devido à abertura de vias paralelas pelo cerrado para se evitar os atoleiros. O poço para banho tem aproximadamente oito metros de diâmetro e as margens do rio junto ao poço estão erodindo, dificultando, assim, o acesso. Em época de feriado, os proprietários chegam a receber até 140 barracas no camping e o local não oferece condições de infra-estrutura adequadas para esse número de pessoas.




PRAIAS
Prainha do Rio Novo



Descrição: Praia fluvial localizada a jusante da Cachoeira da Velha distante 1,5 km rio abaixo, tendo uma trilha que parte da mesma em direção a praia. Acesso a praias feito por escadaria de madeira e pilares de concreto. Sanitários localizados na parte alta, próximos ao estacionamento.



ATRATIVOS SINGULARES
Dunas

Descrição: O atrativo consiste em uma formação de dunas em areias finas e avermelhadas na chamada Serra do Espírito Santo. Lagoa e riacho nas imediações, em meio à vegetação de cerrado, compõem a paisagem. Do topo das dunas tem-se uma excelente visão panorâmica da região. Distante 58 Km da sede municipal na estrada que liga mateiros a Ponte Alta (TO – 255) e de propriedade particular são cobrados 5,00 R$ (reais) por pessoa pela entrada no atrativo. Embora possa ser visitado durante todo o ano, o acesso é bastante precário. Nota-se que a vegetação no caminho para as dunas tem sido destruída pelos carros em decorrência da abertura de várias estradas paralelas para se evitar os atoleiros.

Fervedouro

Descrição: O local é uma nascente de águas cristalinas formando um poço com aproximadamente seis metros de diâmetro por onde afloram as águas em meio a areias extremamente finas. È um ponto onde as águas jorram de baixo para cima impedindo que as pessoas afundem, um fenômeno chamado “ressurgência da água”. Distante 22 km da sede municipal na estrada que liga Mateiros a São Félix (TO-110), verifica-se o mesmo problema apontado no percurso às dunas, com a abertura de estradas paralelas.



Mumbuca

Descrição: Uma comunidade quilombola que tem tradição no artesanato com capim-dourado, uma espécie de sempre-viva da região. Distante 22 km da sede municipal na estrada que liga Mateiros a São Félix (TO-110). As técnicas são passadas de pai para filho e os artesãos produzem e vendem em suas próprias casas.  Existe um centro de recepção de visitante, onde é exposta toda a produção artesanal da comunidade. Destacam-se os trabalhos em curso para a sustentabilidade do atrativo. A comunidade produz chapéus, caixas, bolsas, pulseiras, fruteiras, potes entre outros utensílios. Nota-se que o trabalho é de boa qualidade. Vale ressaltar, ainda, que esse artesanato pode ser encontrado também na sede do município e em outras cidades do Pólo do Jalapão. Nomes de alguns artesãos: Elza Maria Pereira, Maria Lina F. Ribeira, Inocência G. Ribeira e Vernalina F. Ribeira.

HOTÉIS NO JALAPÃO

1- POUSADA GALHÃO
Telefone (63) 3534 -1163

2- POUSADA BURITIS DO JALAPÃO
Telefone (63)3534 1139/9238 6067.
Site.www.pousadaburitisjalapão.nafto.net

3- POUSADA CARDOSO
Telefone (63)3554 1049

4- POUSADA TAVARES
Telefone (63)3534 1018

5- POUSADA VEREDA TROPICAL
Telefone: (63)3534 1071

6- POUSADA UNIÃO
Telefone; (63)3534 1018

7- POUSADA PANELA DE FERRO
Telefone: (63)3534 1038
Site:www.paneladeferro.tur.br e-mail:paneladeferro.tur.br

8- POUSADA RANCHO 21
Telefone: (63)3534 1161/9968 5533

9- POUSADA FLOR DO CERRADO
Telefone: (63)3534 1159