ABCMI


A Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade – ABCMI é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em março de 2002, em comum acordo com as diretrizes da EMBRATUR, hoje apoiada pelo Ministério do Turismo, com a participação dos Órgãos Oficiais de Turismo dos Estados.
A ABCMI operacionaliza o Programa Clube da Melhor Idade, em todo o Tocantins com mais de 200 associados, desenvolvendo ações que possibilitam a incorporação de mais pessoas no mercado turístico e melhoria da qualidade de vida da população. 
A Missão do Programa Clube da Melhor Idade é: “Proporcionar, através de um trabalho voluntário, oportunidades de turismo, lazer e cultura, despertando a consciência da cidadania e promovendo o bem estar social e melhoria da qualidade de vida de seus associados”.   Por isso, o Estatuto do Idoso (Lei N.º 10.741, de 1º de Outubro de 2003) em seu art.3º. diz: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”